domingo, 16 de outubro de 2011

Projeto brincadeiras e brinquedos

Gif Minnie Gif MickeyGif Donald e MargaridaGif Donald e Margarida

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE

Gif da MinnieGif do Mickey  Gif Donald e Margarida

ÁREAS: Movimento, Natureza e sociedade, Artes, Música e Linguagem Oral e Escrita.


       Gif Donald e Margarida         Gif da Minnie              Gif Mickey                               

JUSTIFICATIVA:

Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
 Gif da MinnieGif do MickeyGif Donald e Margarida
OBJETIVOS DO TRABALHO:
·        Aumentar o repertório de brincadeiras infantil,
·        Participar de situações de socialização,
·        Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,
·        Construção de brinquedos com sucatas,
·       Registrar de diferentes formas o brincar.

 Gif da MinnieGif do MickeyGif Donald e Margarida
OBJETIVOS DIDÁTICOS:

-         Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.
-         Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com outros.
-         Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
-         Participar de variadas situações de comunicação oral.
-         Participar de diversas situações de intercambio social.
-         Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
 Gif da Minnie
CONTEÚDOS:

Movimento:
·        Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
·       Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.

Natureza e Sociedade:
·       Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

Música:
·       Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

Artes:
·        Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
·        Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção.
 Gif MinnieGif do Mickey
Linguagem Oral e Escrita:
·        Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
·        Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.
·        Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·        Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.


 Gif do Mickey

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS:

-         Pesquisa junto às famílias sobre as brincadeiras da infância.
-         Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras.
-         Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças.(bilboquê, peteca, vai e vem, pião, cavalo de pau, e outros.).
-         Coletar algumas sucatas para confecção dos brinquedos.

 Gif do Mickey
ETAPAS DO TRABALHO:

·        Rodas de conversa (Quais os brinquedos preferidos?).
·        Listar os brinquedos em cartaz.
·        Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?).
·        Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
·        Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
·        Ler as pesquisas para as crianças e junto com as crianças selecionar algumas para brincamos.
·        Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
·        Proporcionar oportunidade para que as crianças confeccionem alguns brinquedos.
·        Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras para confecção de um livro de brincadeiras para acervo da escola. (texto coletivo).
Gif Donald e Margarida Gif do Mickey

PRODUTO FINAL:

-         Exposição para os pais dos desenhos, pinturas e brinquedos confeccionados.
-         Livro de brincadeiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário